Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:


Mainframes apoiam crescimento de negócios digitais, revela estudo

Por Joseane Carmo da VIANEWS Hotwire

em Tech

5 dias atrás

Levantamento da BMC indica que 92% dos entrevistados consideram a plataforma sólida e de longo prazo

A BMC, empresa global em soluções de software que ajudam a área de TI a transformar negócios tradicionais em digitais, anuncia os resultados da Pesquisa Mainframe 2018, revelando atitudes cada vez mais otimistas em relação a Mainframes. 93% dos executivos e 92% do total de entrevistados globais consideram o Mainframe como uma plataforma sólida e de longo prazo – o nível mais alto em cinco anos. Entre os respondentes brasileiros a porcentagem foi ainda maior, 97%.

A pesquisa deste ano também destaca como as organizações estão se tornando cada vez mais proativas com a estratégia de Mainframe para facilitar a dinâmica dos negócios digitais modernos.

Com a perspectiva de mais de 1,1 mil executivos e profissionais técnicos, a pesquisa anual da BMC sobre Mainframe está entre os maiores estudos do setor. Assim como na pesquisa do ano passado – que desmentiu mitos sobre o Mainframe, incluindo a aparente falta de modernização e suporte das organizações – os resultados da pesquisa deste ano continuam voltados para o crescimento da plataforma.

“A digitalização e a mobilidade estão impondo forte pressão tanto em TI quanto em Mainframes para gerenciar mais volume, variedade e velocidade de transações e dados, com workloads cada vez mais voláteis e imprevisíveis”, afirma Bill Miller, Presidente de ZSolutions, BMC.

“A Pesquisa Mainframe 2018 da BMC mostra um futuro promissor em que o mainframe brilha devido a seus pontos fortes em termos de escalabilidade, disponibilidade e segurança. Na BMC, estamos ajudando nossos clientes a evoluírem os recursos de seus mainframes para avançar em suas estratégias de negócios.”

Modernização com novas abordagens

As empresas estão trabalhando com muito mais cautela para modernizar e otimizar suas aplicações e operações do Mainframe, e estão explorando a automação para auxiliar na transformação digital dos negócios. As equipes de operações e de aplicações estão tirando proveito das novas práticas e tecnologias para modernizar os seus ambientes de mainframe:

• 82% utiliza Java no Mainframe. No Brasil, a porcentagem foi de 91%;
• 48% utiliza práticas de Agile/DevOps em seus ambientes de mainframe. O número no Brasil foi 24%;
• 42% listou a modernização de aplicações como uma de suas quatro prioridades. No Brasil, a modernização de aplicações está entre as quatro prioridades para 35% dos respondentes;
• 20% classificou AIOps e análises operacionais como uma de suas quatro prioridades. No Brasil, a porcentagem foi próxima, 19%.

Millennials e mainframe

Mudanças demográficas contribuem para o futuro positivo do mainframe. Embora a contratação e a falta de conhecimento ainda sejam um desafio para as empresas conforme os profissionais experientes em mainframe se aposentam, elas continuam a contratar e a investir na próxima geração de funcionários.

• 63% dos entrevistados globais informaram que possuem menos de 50 anos de idade; entre os respondentes brasileiros, 93% têm menos de 50 anos.
• 95% dos millennials são positivos quanto ao potencial de longo prazo do mainframe para suportar as aplicações novas e legadas.

“A economia digital de hoje apresenta desafios complexos para o mainframe, em um momento em que habilidades operacionais estão sendo direcionadas a uma equipe mais jovem, com menos experiência. Pesquisas contínuas são importantes para compreender o estado evolutivo e direção do mainframe. Tais estudos podem fornecer uma importante perspectiva para ajudar empresas que utilizam mainframe a avaliar as atitudes e expectativas dos clientes”, declara Tim Grieser, vice-presidente de pesquisas da Enterprise System Management Software, IDC.

Para liberar o poder e o valor da plataforma, a BMC recomenda o emprego do mainframe nas empresas como um hub para os atuais negócios digitais, abraçando a nova força de trabalho e implementando as novas técnicas e tecnologias para otimizar o mainframe.


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail