Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:

MAN Latin América passa a rastrear veículos com solução de IoT

Por Redação

em Internet das Coisas

4 semanas atrás

Área de logística da fabricante utiliza sensores para rastrear veículos de entrega dentro da planta

 

Como parte do seu processo de transformação digital, a MAN Latin America, fabricante de caminhões, adotou a solução Roambee para realizar o rastreamento de veículos de entrega dentro da planta da fabricante em Resende (RJ). A parceira tecnológica escolhida pela empresa foi a T-Systems Brasil.

De acordo com Anna Carolina Gomes da Costa, da área de planejamento logístico da MAN, antes da utilização da solução, o rastreamento era feito por meio de cartões entregues aos motoristas dos caminhões. “Eles tinham que passar o cartão em um leitor no início e na finalização da entrega de um produto”, explica.

Como o processo dependia exclusivamente dos motoristas, em março deste ano a MAN procurou a T-Systems Brasil com o desafio de automatizar este rastreamento. Com a solução Roambee, em vez do cartão, cada motorista que entra na planta da MAN recebe um sensor, que vai registrar automaticamente cada entrada e saída de uma região de doca.

“Conseguimos implementar a solução sem qualquer instalação de infraestrutura e com um custo mínimo de manutenção”, afirma Anna Carolina, lembrando que o controle agora não depende mais dos motoristas. “Isso aprimorou bastante nosso controle interno de veículos”, diz.

Com os dados gerados pelo sistema da Roambee, a área de logística da MAN passa a contar com um controle muito mais detalhado de seu transporte interno, assim como do dimensionamento de suas docas. Os resultados desta análise permitirão reduzir o tempo de permanência dos caminhões nas docas.

Solução

A solução da Roambee é formada por equipamentos equipados com sensores portáteis sem fio, chamados “Bees” e uma plataforma de software baseado em nuvem. Os Bees e o software coletam grandes volumes de dados dos sistemas de gestão (ERPs), dos sensores e externos para entregar análise preditiva que amplia a eficiência operacional, reforça o engajamento dos clientes, reduz riscos e garante métricas para o cálculo de retorno sobre o investimento (ROI).

Beneficiando uma grande gama de segmentos, a solução permite, por exemplo, o monitoramento em tempo real da temperatura e o status de localização de medicamentos sensíveis durante seu transporte, isso com o uso de dados e alertas em tempo real, que permitem ações imediatas em caso de necessidade.

Melhorar o monitoramento de ativos em campo requer alto nível de confiança no sistema de monitoração, nos relatórios e na conformidade regulatória. A tecnologia Roambee entrega tudo isso, tornando simples para os negócios ampliar sua eficiência, implementar o gerenciamento de risco e transformar dados em valor mensurável.

A T-Systems opera o serviço a partir de seu data center na Alemanha, atendendo a regulamentação de privacidade de dados. Os clientes receberão alertas em tempo real, relatórios, históricos e análises de dados que atenderão aos mais altos padrões de segurança de dados.


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail