Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:


O que é machine learning e por que a tecnologia é importante?

Por Redação

em Tech

3 meses atrás

Mastertech conta em detalhes e lembra que tecnologia é o que é porque tem humanos por trás

Nos próximos 50 anos, os computadores de hoje provavelmente vão parecer tão primitivos e limitados quanto o primeiro Windows 1.0. Qualquer que seja o pulo entre agora e esse momento, isso provavelmente acontecerá por conta do machine learning.

Mas o que é machine learning? Segundo a Mastertech, empresa que capacita talentos para novas habilidades, machine learning é basicamente a diferença entre um sistema computacional, que apenas arquiva e recupera dados, com outro que pode reconhecer, agrupar e classificar dados sem um programa explícito.

 

A Mastertech indica que algumas pessoas definem o machine learning como uma forma de inteligência artificial (AI, na sigla em inglês), ou seja, algoritmos que são direcionados por dados em vez de programação, que podem aperfeiçoar e se desenvolver com o tempo a partir da interação com usuários.

O machine learning é grande parte do que faz os smartphones inteligentes, de como as ferramentas de pesquisa se adequam ao nosso gosto e preferência, de como podemos confiar que nossa caixa de spam realmente será preenchida de spams.

 

Lado humano

Apesar de inteligentes, tecnologias de machine learning são o que são a partir de algoritmos gerados por seres humanos. A forma com que os algoritmos aprendem normalmente cai em duas categorias: aprendizado supervisionado ou não supervisionado.

No aprendizado supervisionado, os dados são classificados de forma que ajude o programa a tomar decisões. No aprendizado não supervisionado, o algoritmo faz conexões sem etiquetas, ou seja, ele se desenvolve agrupando dados para descobrir semelhanças por conta própria. Se um programa possui a combinação dos dois tipos de aprendizado, ele pode ser chamado de semi-supervisionado ou aprendizado ativo.

Empresas que resolvem problemas para além de construir tecnologias serão as que resistirão ao tempo. Algumas formas de começar a fazer isso são:

  • Abraçar a revolução industrial da internet requer uma mudança de comportamento e cultura. Isso é melhor alcançado criando uma narrativa atraente, baseada em dados e suportada pela educação.
  • Dados nunca são o gargalo de uma empresa, não existe escassez de dados, o que existe é a falta de capacidade de traduzi-los em ações inteligentes. Capacite indivíduos para essa atividade desde já.

 


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail