Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:


Preparada para o futuro, Itron modernizará distribuição de eletricidade no Brasil com IoT

Por SPMJ COMUNICAÇÃO da SPMJ Comunicações

em Internet das Coisas

1 mês atrás

Elektro usará tecnologia da Itron e Eletra para melhorar as operações da rede elétrica

A Itron, que está inovando a forma como concessionárias e cidades gerenciam energia e a água, implementará sua rede Gen5 para garantir eficiência energética, maior monitoramento da rede e melhor uso das informações para a concessionária brasileira Elektro, distribuidora do grupo Neoenergia.

A concessionária substituirá atuais medidores de eletricidade por modelos inteligentes da Eletra, uma parceira comercial autorizada da Itron, e implantará a rede da Itron em três cidades (Atibaia, Nazaré Paulista e Bom Jesus dos Perdões), no próximo ano. A Elektro integra o grupo Neoenergia, segunda maior distribuidora de energia elétrica do Brasil, que atende mais de 13,6 milhões de clientes.

A Eletra é uma das principais fornecedoras de medidores do Brasil e, pela sua colaboração com a Itron, a empresa instalará 40 mil dos seus medidores Zeus e usará a rede Gen5 da Itron para fornecer solução abrangente. Isso permitirá à Elektro melhorar a qualidade do fornecimento e reduzir perdas comerciais em três cidades do Estado de São Paulo.

A Itron também prestará serviços profissionais e de manutenção de software para garantir que a entrega, as operações e as atualizações dos softwares ocorram de forma confiável e previsível. Com essa inovadora modernização da rede, a Elektro lança os alicerces para desenvolver o modelo de distribuidora como operadora do sistema energético, uma empresa que vai além do papel atual de operadora da rede.

Rede inteligente

Em uma rede multiplataforma, a empresa será capaz de integrar soluções inteligentes para a rede elétrica, como automação de distribuição e indicadores de controle de falha (FCIs), além de ajudar as cidades a integrarem soluções inovadoras como iluminação inteligente, controle de tráfego, postos de recarga de veículos elétricos, entre outras.

“Com nossa rede preparada para o futuro, a Elektro estará pronta para empregar aplicações e tecnologias inteligentes nas cidades e viabilizar benefícios para os consumidores”, declarou Emerson de Souza, Vice-Presidente de Vendas para América Latina da Itron. “Estamos contentes de colaborar com a Elektro na modernização da sua infraestrutura de eletricidade com nossa rede e serviços gerenciados.”

“A combinação dos medidores inteligentes da Eletra com a rede da Itron vai melhorar nossa infraestrutura e a prestação de serviços para nossos clientes”, afirmou Heron Fontana, Superintendente de Smart Grids da Neoenergia. “Como a rede da Itron é compatível com o Wi-SUN, está alinhada com nossa estratégia de digitalização das redes usando padrões abertos, possibilitando novas aplicações como automação de distribuição, iluminação pública, entre outras.”


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail