Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:

Provedora Ampernet escolhe Padtec para iluminar rede óptica com tecnologia DWDM

Por Gabriel Furlan da Pimenta Comunicação

em Redes e Comunicações

1 mês atrás

Objetivo é agregar mais capacidade de transmissão ao seu backbone óptico

A Ampernet Telecom, provedora paranaense de serviços de internet, está investindo na construção de redes DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) em cidades-chaves do sudoeste do Paraná, com o objetivo de agregar mais capacidade de transmissão ao seu backbone óptico e ampliar sua oferta de serviços na região. E escolheu a tecnologia da Padtec para iluminar um novo trecho de sua rede óptica, com 370 quilômetros de extensão e terminações nos municípios de Foz do Iguaçu e Pato Branco.

A tecnologia será empregada pela provedora em cinco das 30 cidades atendidas no estado. “Neste ano, esperamos aumentar significativamente o tráfego de dados em nossas redes ópticas. Nossa infraestrutura já está chegando a países vizinhos, como Paraguai e Argentina e, por isso, precisamos de ainda mais velocidade para aumentar a oferta de serviços também nessas regiões”, afirma Thiago Luquini, Diretor Executivo da Ampernet Telecom. “E não há no mercado de telecomunicações tecnologia mais eficiente do que o DWDM para habilitar nossa rede óptica para a transmissão de um elevado tráfego de dados. Nesse sentido, a solução da Padtec oferece alta capacidade com um excelente custo-benefício”, completa.

Para iluminar a nova rota da provedora paranaense, a Padtec forneceu transponders duais e modernos amplificadores ópticos com VOA (Variable Optical Atenuator) – que se adaptam às variações de atenuação das fibras ópticas – da Plataforma LightPad.

O novo sistema foi dimensionado para suportar taxas de transmissão de 200 Gb/s para 40 canais, o que permite alcançar até 8 Tb/s de capacidade total. Um dos destaques da rede está no uso das três modelos de shelf da Plataforma LightPad da Padtec (com 2, 4 e 14U de altura) para aplicações adequadas aos nós de média e alta capacidade ao longo da rede óptica, tornando a solução mais eficiente e garantindo à provedora economia de energia e de espaço.

Para a Padtec, as vantagens da tecnologia DWDM aplicam-se, cada vez mais, às operadoras de redes regionais. “Com a solução compacta da Padtec, por exemplo, provedores de serviços como a Ampernet podem começar montando redes com canais de 10 Gb/s e ir expandindo gradativamente sua capacidade, chegando a canais de 100 Gb/s, conforme aumenta a demanda e sua atuação no mercado. E isso em apenas 4U de altura”, destaca Argemiro Sousa, diretor de Negócios da Padtec.


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail