Qualcomm leva robótica e conectividade para escolas públicas de SP
Em parceria com Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e Grupo + Unidos, projeto RoboLab promove formação de professores e cursos de pensamento computacional e robótica em dez instituições da rede estadual
A Qualcomm e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo anunciam o lançamento de um projeto piloto para levar aulas de pensamento computacional e robótica a alunos da rede estadual de ensino. O RoboLab – Conectando a Educação ao Futuro tem como objetivo promover a aprendizagem da linguagem de máquina, ou letramento digital, de alunos de escolas públicas, por meio do uso de dispositivos conectados à internet de alta velocidade.
O projeto RoboLab é uma iniciativa da Qualcomm em parceria com o Grupo +Unidos. Ele trabalha com a perspectiva de incentivar que escolas públicas incluam disciplinas de computação no currículo escolar, uma tendência presente em escolas particulares e contemplada na nova Base Nacional Comum Curricular, documento recém-aprovado que norteia as práticas pedagógicas no país.
Foram selecionadas dez escolas da rede estadual das regiões Sul 1 e Sul 3. Os professores de cada escola receberão formação para ministrarem aulas e oficinas de pensamento computacional e robótica aos alunos do ensino fundamental II e médio. No final do ano, os alunos participarão de uma competição que premiará os projetos de robótica com as ideias mais criativas e inovadoras.
Cada uma das escolas contará com um laboratório de robótica equipado com dispositivos e ferramentas conectados à banda larga móvel da rede 4G.
“A parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e o Grupo +Unidos traz uma oportunidade única para a Qualcomm contribuir de forma fundamental para o desenvolvimento da educação no estado por meio da inclusão digital, tão necessária para a inserção social e empregabilidade no século XXI, neste mundo cada vez mais tecnológico”, afirmou Rafael Steinhauser, vice-presidente sênior e presidente da Qualcomm para América Latina.
“Projetos com esse perfil reforçam a importância da união entre setor privado e público para melhorar a infraestrutura de conectividade nas escolas e promover a inclusão digital. Por meio da ampliação do acesso a recursos tecnológicos de alta qualidade e conhecimento especializado, os jovens estudantes da rede pública poderão ampliar o leque de oportunidades em sua vida profissional. Definitivamente, a tecnologia deve ser aliada da educação para construirmos um futuro melhor”, afirma João Cury Neto, Secretário de Educação do Estado de São Paulo.
Leia também
Para você
-
Oi 5 TEDs para ampliar a visão sobre o futuro da TI
-
Oi Era do cliente: os pilares de um atendimento de qualidade
-
Oi GDPR e normas locais: os impactos na estratégia de segurança da informação
-
Oi CIO: como anda seu marketing pessoal?
-
Oi Ebook exclusivo: cloud como pilar para a transformação digital
-
Patrocinado Acelere sua transformação em nuvem
E-books & Webinars
-
eBook SUSE | O futuro do armazenamento: quatro motivos para o armazenamento open source fazer parte de sua estratégia
-
eBook Quality | Transforme o seu ITSM (IT Service Management) em um verdadeiro Service Desk Digital
-
eBook Suse | Três passos rumo ao tempo de inatividade zero
-
eBook ServiceNow | Dicas e Truques da Plataforma ServiceNow
-
eBook Comarch | Shoppings centers inteligentes