Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:


Sua empresa detecta violações em dispositivos IoT? Pesquisa revela que maioria não

Por Redação

em Internet das Coisas

1 mês atrás

Levantamento da Gemalto revela que apesar do aumento no investimento em soluções do tipo, segurança continua sendo desafio

A Gemalto realizou uma pesquisa sobre segurança em dispositivos da internet das coisas (IoT) e identificou que quase metade (48%) das empresas não consegue detectar se ocorreu uma violação em algum de seus dispositivos IoT.

Isso acontece apesar de as companhias concentrarem a maior parte da sua atenção na segurança destes dispositivos, uma vez que gastos com proteção aumentaram (de 11% no orçamento de IoT em 2017 para 13% agora), e quase todos os entrevistados (90%) acreditam que seja algo de grande consideração para os clientes.

Além disso, o levantamento viu que triplicou o número de entrevistados que acredita que a segurança para IoT é uma responsabilidade ética (14%) em comparação ao ano anterior (4%). Com o número de dispositivos conectados chegando a 20 bilhões até 2023, as empresas devem agir rapidamente para garantir que a detecção de violações em dispositivos de internet das coisas seja o mais eficaz possível.

Ao entrevistar 950 tomadores de decisão de TI e negócios no mundo inteiro, a Gemalto descobriu também que as empresas estão pedindo a intervenção dos governos, com 79% deles solicitando diretrizes mais robustas para a segurança da IoT e 59% buscando esclarecer quem é o responsável por proteger este ambiente.

Mesmo após a aprovação de muitas instituições governamentais para a introdução de regulamentações específicas de segurança para IoT, a maioria (95%) das empresas acredita que deve haver regulamentações uniformes no local, uma descoberta que ecoou entre os clientes1, 95% esperam que os dispositivos de Internet das Coisas sejam controlados por regulamentações de segurança.

 

Cenário favorável para blockchain

Enquanto a indústria aguarda regulamentação, ela procura modos de solucionar os problemas por si só, com o blockchain emergindo como uma tecnologia potencial; a adoção dessa tecnologia dobrou de 9% para 19% nos últimos 12 meses. Além disso, um quarto (23%) dos entrevistados acredita que a tecnologia blockchain seria a solução ideal para proteger dispositivos de IoT, com 91% das empresas que não utilizam atualmente a tecnologia provavelmente considerando o seu uso no futuro.

À medida que a tecnologia blockchain encontra seu lugar na proteção de dispositivos de IoT, as empresas continuam a empregar outros métodos para se proteger contra os criminosos cibernéticos. A maioria (71%) criptografa seus dados, embora a proteção por senha (66%) e a autenticação de dois fatores (38%) permaneçam proeminentes.


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail