Home > Notícias

Teste com LTE em espectro não licenciado alcança velocidade de 300 Mbps

Guilherme Borini

16/11/2016 às 17h12

Teste com LTE em espectro não licenciado alcança velocidade de 300 Mbps
Foto:

A Nokia e a Qualcomm realizaram um teste que utiliza a rede LTE em espectro não licenciado na América Latina, demonstrando também a possibilidade de coexistência do 4G e Wi-Fi. Realizado no laboratório da Nokia em Curitiba, em setembro, as empresas agregaram 20 MHz de espectro licenciado na banda 3 com 20 MHz de espectro não licenciado na banda de 5 GHz para proporcionar velocidades de download de até 300 Mbps. 

O teste usou a tecnologia de small cells Nokia Flexi Zone para oferecer conectividade ao equipamento de teste do modem Qualcomm® Snapdragon™ X12 e demonstrou como o LTE em espectro não licenciado e o Wi-Fi poderiam coexistir na banda de 5GHz.

Conforme os operadores migram para o 5G em busca de mais capacidade e velocidade, a possibilidade de usar espectros não licenciados pode permitir aumentar a capacidade e velocidade do 4G para atender as demandas de um número cada vez maior de pessoas e dispositivos. 

Rafael Steinhauser, vice-presidente sênior e presidente da Qualcomm para América Latina afirmou que o LTE em espectro não licenciado é uma solução muito atrativa para potencialmente ampliar a capacidade da rede e oferecer melhores serviços, atendendo a demanda crescente por dados para comunicação móvel.

Wilson Cardoso, diretor de soluções end-to-end da Nokia para América Latina,acredita que esse teste é uma iniciativa para ajudar os operadores a aumentar sua capacidade e cobertura. "Ao usar inovações, tais como o LTE em espectro não licenciado, podemos fazer com que os operadores passem do 4G para o 4.5G e 4.5G Pro, ajudando-os a se manterem à frente das demandas dos clientes na medida que se preparam para o 5G", disse.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail