Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:


Della Volpe adota solução de governança e zera perda de prazos de obrigações acessórias

Por Willians Ribeiro da SYNCHRO SOLUÇÃO FISCAL

em Finanças

6 meses atrás

Rede que atua no segmento de transporte de cargas adota solução de Governança da Synchro e garante maior controle, pontualidade e segurança sobre as obrigações acessórias

O complexo sistema tributário brasileiro exige cada vez mais dos contribuintes a capacidade para administrar a quantidade de obrigações acessórias. As empresas devem fornecer ao Fisco dados que demonstrem a composição e o pagamento dos tributos, além de dados estatísticos, sociais e financeiros.

Diante da complexidade fiscal imposta pelas Administrações Públicas Tributárias, é impossível realizar a gestão dessas obrigações e demonstrativos manualmente. Por esse motivo, uma das maiores dificuldades das companhias é realizar a entrega sem expirar o vencimento legal. Essa era a realidade da Della Volpe, uma das principais empresas do setor de transporte do País, com mais de 60 anos no mercado.

De acordo com Carlos Faria, Controller da Della Volpe, o grande desafio da companhia era concentrar todas as atividades fiscais das filiais da empresa no escritório da matriz, em São Paulo. “Operamos em todas as regiões do país e trabalhamos com inúmeras obrigações e, cada Estado e cada Município, tem uma característica distinta de tributo e de obrigação acessória. Nossa maior dificuldade era atender um grande volume de obrigações e ainda entregar no prazo”, afirma o executivo. A empresa entrega cerca de 70 obrigações acessórias por mês.

Em busca de uma tecnologia que oferecesse maior controle sobre essas obrigações, a companhia adotou a solução de Governança da Synchro , empresa brasileira de soluções fiscais e tributárias. A solução fornece gestão do cumprimento das obrigações fiscais, alerta de vencimentos, monitoramento das atualizações da legislação tributária e informações confiáveis de recibos eletrônicos ou arquivos entregues.

A solução trouxe maior visibilidade para os gestores, conforme aponta Carlos Faria. “No primeiro mês de implementação da solução, percebemos que 35% das obrigações estavam fora do prazo de entrega. Conseguimos zerar esse número já no segundo mês de uso”, disse. Outro benefício da solução foi o ganho em produtividade. “Ao armazenar todos os arquivos em um único local, reduzimos drasticamente o tempo gasto com processos manuais para administração das obrigações, conferência e correções dos documentos”.

Além do benefício de poder planejar e controlar o atendimento das obrigações, a solução trouxe segurança e acesso rápido às informações prestadas ao Fisco e principalmente transparência aos gestores e sócios da empresa, diminuindo o risco de multas e penalidades por parte do Fisco.

Evitar gastos desnecessários

Mensalmente, as empresas brasileiras enviam uma série de declarações sobre suas movimentações econômicas, tributárias, sociais e financeiras ao Governo Federal, Estadual, Municipal e Entidades de Estudo e Pesquisas, que, com o avanço da tecnologia, passou a ter maior controle sobre os contribuintes e possíveis irregularidades ou sonegação.

Segundo Luiz Fernando Penha, Gerente Tributário da Synchro, omitir ou atrasar a entrega de informações ao Fisco, ou simplesmente repassar dados incompletos, pode resultar em pesadas multas às empresas. “O cumprimento de todas as obrigações acessórias é fundamental para que as empresas não corram risco de ter suas atividades paralisadas caso algum problema seja detectado”, ressalta. Apesar do impacto dos valores das autuações ser enorme, as empresas podem eliminar esse risco e mitigar gastos desnecessários com tributos se tiver um controle maior e eficaz na sua gestão, conforme afirma Penha.


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail