Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:

Dos Pinos aumenta controle das operações, centraliza gestão e cria CSC

Por Larissa Santana da Capital Informação

em Na prática

2 semanas atrás

Vendas corporativas anuais da companhia ultrapassam US$ 700 milhões, processando cerca de 85% do leite industrial do País

A Dos Pinos aumentou o controle e eficiência da gestão de seus processos com o SoftExpert Excellence Suite, da SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa. As vendas corporativas anuais da Dos Pinos ultrapassam US$ 700 milhões, sendo responsável por cerca de 85% do leite industrial do país, 4,5 mil empregos diretos e 50 mil indiretos.

A cooperativa de produtos de leite Dos Pinos produz e comercializa cerca de 500 produtos lácteos, além de produzir e distribuir mais de 2 mil itens agro veterinários e para consumo animal. São, aproximadamente, 1.500 produtores associados na Costa Rica, três usinas de processamento, 11 centros de distribuição de produtos lácteos, 18 centros de distribuição de produtos agro veterinários, além de quatro subsidiárias no exterior (Guatemala, Nicarágua, República Dominicana, Panamá) e uma fábrica no Panamá.

De acordo com Gerente da Qualidade e Gestão de Clientes, Esteban Solís, a cooperativa não contava com uma ferramenta para consolidar processos, informações e serviços. Com a solução da SoftExpert, a Dos Pinos centralizou praticamente todas as suas funções administrativas de todas as suas subsidiárias em sua matriz, além de criar um Centro de Serviços Compartilhados (CSC), implementando as melhores práticas do mercado no gerenciamento de processos da cooperativa.

“A ferramenta está nos dando suporte para execução da estratégia corporativa 2015-2020, por meio da inclusão das melhores práticas de mercado. Com isso, alcançamos altos níveis de produtividade e otimização da organização, eliminando atividades redundantes que não agregavam valor. Os serviços prestados pelo CSC cresceram seis vezes desde que a solução foi implementada”, salienta Solís.

Atualmente, existem 186 serviços gerenciados com a ferramenta. Foram 44.882 rotinas realizadas em um ano, o que permitiu à Dos Pinos controlar a conformidade, dar maior atenção às pendências, a coleta de evidências com maior visibilidade e em tempo real. Após a implementação no CSC, o uso da ferramenta foi expandido para toda a empresa, incluindo fornecedores, chegando a 11.848 usuários.

“O universo de informações geradas a partir dos diferentes componentes, como as ferramentas de analytics e de portais, permite uma visão total para o negócio. O SE Suite possibilitou relacionar os indicadores de gestão com a atenção aos serviços, permitindo também o controle da gestão de fornecedores, agilizando a tomada de decisões”, afirma Solís.

Expansão internacional

A SoftExpert registrou um crescimento de 56% em seu faturamento no exterior e o volume global de negócios ultrapassou os R$ 70 milhões. A empresa fechou o ano com 69 novos clientes no exterior.

A companhia abriu um escritório nos Estados Unidos, onde possui clientes como a unidade americana da japonesa Yorozu Automotive, e também no México. Destaque para a Coppel, uma das maiores redes de lojas de departamento da América Latina, e a Prodemex, uma das empresas líderes do setor de construção e infraestrutura. Foram firmadas 24 parcerias internacionais, com destaque para operações estratégicas da Ricoh e da Baker Tilly na América Latina.


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail