Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:


Hexagon turbina frota da São Martinho com 1,7 mil computadores de bordo

Por Cléia Schmitz da Dialetto

em Na prática

2 semanas atrás

Hexagon Agriculture tem sede em Florianópolis e escritório em Ribeirão Preto e é referência em soluções digitais para o agronegócio

A São Martinho, uma das maiores usinas de cana-de-açúcar do País, adquiriu 1,7 mil computadores de bordo da Hexagon Agriculture, empresa com sede em Florianópolis, referência em soluções digitais para o agronegócio. O objetivo é automatizar sua frota de máquinas agrícolas, que roda diariamente quase 90 mil quilômetros, o equivalente a duas voltas na terra. Os sistemas embarcados Ti7 da Hexagon garantem o monitoramento preciso das operações agrícolas.

A Hexagon também forneceu a Sala de Controle, uma solução única de automação dos processos logísticos e operacionais nas quatro usinas do grupo. “Com fazendas que somam mais de mil campos de futebol, o agronegócio brasileiro precisa cada vez mais de tecnologia para garantir maior produtividade e lucratividade”, destaca Bernardo de Castro, presidente da divisão Agricultura da Hexagon.

Aumento da parceria

São Martinho e Hexagon já eram parceiras, mas firmaram uma nova aliança estratégica com foco no aumento da produção do grupo sucroalcooleiro. Com quatro usinas em operação e mais de 12 mil colaboradores, a São Martinho quer triplicar o processamento de seus canaviais até 2020, conquistando novos mercados. Atualmente, a empresa tem capacidade aproximada de moagem de 24 milhões de toneladas/ano.

A Hexagon tem a missão de conectar tecnologicamente os processos das usinas e, assim, facilitar a coleta a transformação de dados em informações relevantes para a tomada de decisões. De acordo com Walter Maccheroni Junior, assessor de Tecnologia da São Martinho, o principal desafio tecnológico da companhia é otimizar os processos para reduzir perdas e, dessa maneira, ganhar eficiência.

“Criamos uma solução única de automação dos processos logísticos e operacionais nas usinas do grupo, usando plataformas modernas, de alta performance e escalabilidade, e que habilitam tecnologias de Inteligência Artificial e análise avançada de dados”, explica Bernardo de Castro.

Composto por várias funcionalidades, a solução Sala de Controle inclui otimização de despacho entre caminhões, monitoramento de deslocamentos, suporte à navegação, publicação de status e controles, rastreabilidade de matéria-prima e integração com os sistemas de apoio. Um dos diferenciais da solução desenhada para a São Martinho é que todas as funções trabalham de forma sincronizada. O resultado é a segurança de que o planejamento será executado conforme o previsto, com relatórios e alertas para que ações sejam realizadas imediatamente, sem perda de tempo e recursos.


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail