Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:

Pague Menos atinge 99,9% de disponibilidade em todas as lojas da rede com oferta Lojas as a Service da Microcity

Por Rodrigo Aron Marques da Microcity

em Na prática

4 meses atrás

Varejista farmacêutica aprimorou a disponibilidade de operação das mais de mil unidades de venda, ao mesmo tempo em que reduziu custos com equipamentos e serviços de TI, ao mudar modelo de gestão para o outsourcing

Com mais de 1,1 mil unidades, única rede de farmácias presente em todas as unidades federativas do País, a Pague Menos, uma das maiores varejistas brasileiras de produtos farmacêuticos, com um faturamento superior a R$ 6,5 bilhões, aprimorou a disponibilidade dos equipamentos de TI, como ativos que compõem os pontos de venda no frente de loja, ativos de atendimento no balcão, infraestrutura de rede física e wi-fi, de todas as lojas da rede, com a oferta Lojas as a Service (LaaS), da Microcity, empresa líder em outsourcing de equipamentos e serviços avançados de TI. Com a solução, a disponibilidade das unidades em janeiro deste ano já chegava a 99,9%, em todas as regiões do país.

O projeto, iniciado em 2015, e que previa inicialmente a troca de 30% dos ativos de TI e gestão de legado do restante do volume, baseados em lojas de apenas 18 Estados, foi ampliado e concluído no ano passado, atingindo todas as unidades da Pague Menos. Segundo Pedro Praxedes, diretor de sistemas e logística da Pague Menos, a parceria firmada com a Microcity representou um marco para a rede farmacêutica, pois mudou a forma de gestão das lojas, para a terceirização.

“Foi desafiador no início, pois o outsourcing não faz parte da nossa cultura. Mas como o projeto foi bem executado, a Microcity conquistou a nossa confiança e pudemos visualizar melhor os benefícios obtidos, como a redução de custos e o aumento da eficiência em todas as nossas unidades, devido à otimização da disponibilidade dos equipamentos de TI e a melhoria na SLA (Service Level Agreement) na troca desses ativos”, revela.

De acordo com ele, a melhoria da SLA impactou diretamente na produtividade das lojas. “O tempo que levávamos para trocar ou reparar ativos avariados diminuiu bastante com os serviços da Microcity, de dias para horas. Com a disponibilidade de máquinas obtida, evitamos que os clientes precisem ficar esperando para serem atendidos, em caso de um equipamento parar inesperadamente, por exemplo, resultando em diminuição de filas e agilidade no atendimento”, explica Praxedes.

Para Pedro, a rapidez e o comprometimento no gerenciamento dos ativos foram fundamentais para firmar o projeto com a Microcity. “Suporte, monitoria e manutenção de equipamentos de informática não são o nosso foco. Por isso, delegar essas funções para um parceiro compromissado com a qualidade, foi a solução encontrada para focarmos no que realmente interessa, que é a satisfação dos clientes”, afirma.

O impacto da solução foi tanto, que a Microcity foi reconhecida como Parceiro de Destaque 2017 da Pague Menos – na área de TI, devido à dedicação dos profissionais da empresa de outsourcing e a complexidade da implantação do LaaS. A premiação foi feita durante o evento Novas Conquistas, promovido pela Pague Menos no ano passado em Fortaleza (CE), e que reuniu mais de mil profissionais, entre executivos da rede, clientes e parceiros.

“Para nós é uma honra receber esse prêmio, que coroa a entrega de um projeto de sucesso em um cliente exigente e presente em todo do Brasil. Queremos continuar avançando nessa parceria, para agregar ainda mais valor aos negócios da Pague Menos”, finaliza Luis Carlos Nacif, diretor presidente da Microcity.


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail