Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:

Pré-Sal Petróleo contrata Sistema de Gestão de Gastos de Partilha de Produção para gerenciar projetos do pré-sal

Por Eline Menezes dos Santos da DFreire

em Na prática

4 semanas atrás

Sistema, orçado em R$ 14,6 milhões, será desenvolvido e implementado pela empresa Stefanini Scala, empresa do Grupo Stefanini,

Até meados do próximo ano, a Pré-Sal Petróleo colocará em operação o Sistema de Gestão de Gastos de Partilha de Produção (SGPP), plataforma digital que fará a gestão de dados de todos os projetos sob o regime de partilha no pré-sal. O sistema, orçado em R$ 14,6 milhões, será desenvolvido e implementado pela empresa Stefanini Scala, empresa do Grupo Stefanini, vencedora da licitação promovida pela Pré-Sal Petróleo e que contou com a participação de nove empresas que atuam com tecnologia da informação na modalidade “Software As A Service” (SaaS).

Segundo Paulo Carvalho (foto), diretor Técnico e de Fiscalização da Pré-Sal Petróleo, o novo sistema vai contribuir para a digitalização da companhia. Tarefas rotineiras realizadas atualmente passarão a ser feitas pelo SGPP, a exemplo do processo de reconhecimento de custos de cada um dos projetos (como compra de equipamentos, prestação de serviços, mão de obra, custos de perfuração), acompanhamento das operações e da produção de cada consórcio e verificação de estoque de petróleo e volume de gás natural de cada campo operado em regime de partilha.

“Hoje, somos gestores de dez contratos de partilha e representamos a União em 23 acordos de individualização da produção. E a expectativa é de crescimento da nossa atuação. Estes projetos geram um enorme volume de dados e o novo sistema permitirá à Pré-Sal Petróleo exercer suas atividades com mais agilidade e eficiência”, explicou Carvalho.

As empresas operadoras dos consórcios alimentarão diretamente os dados no sistema, resguardando a segurança e a integridade da informação de cada projeto. Pela plataforma, a Pré-Sal Petróleo poderá acompanhar simultaneamente o desempenho de cada consórcio e também calcular os volumes de produção de petróleo e gás de propriedade da União. No futuro, será possível fazer comparações de custos praticados por cada fase de projeto.

“Sabemos da importância deste projeto para a PPSA e para o Brasil, o que nos motiva a desenvolver e entregar o projeto de forma que atenda totalmente à expectativa. A Stefanini Scala é um dos maiores parceiros de software da IBM na América Latina e vamos utilizar tecnologia deste grande fabricante para desenvolver a solução. Estamos acostumados a entregar projetos estratégicos para nossos clientes e já estamos preparados para iniciar imediatamente mais um deles”, complementa José Carlos Pires, presidente da Stefanini Scala.


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail