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Super Nosso utiliza tecnologia a serviço do consumidor com Qlik

Por Bianca Bispo da IDEIACOMM

em Na prática

1 mês atrás

Rede de supermercados em Belo Horizonte aposta em ofertas personalizadas para conquistar e fidelizar clientes

Exclusivos e únicos. É assim que os clientes da rede de supermercados Super Nosso se sentem ao receber ofertas personalizadas, pensadas para atender suas necessidades individuais de consumo. Essa rede de supermercados da Grande Belo Horizonte, em Minas Gerais, foi uma das pioneiras do Brasil a usar o Business Intelligence (BI) para filtrar dados de compras e criar ofertas personalizadas. Hoje, eles conhecem o perfil de consumo de 85% dos clientes que passam por seus caixas.

A Qlik foi implementada na rede pela Vórtice, empresa com sede em Ribeirão Preto com foco em atender empresas que desejam eficiência nos negócios. A Vórtice é um canal de revendas da Toccato, Master Reseller da Qlik com maior carteira de clientes no Brasil.

A lógica é simples. Sabendo o que a pessoa costuma comprar, é mais fácil oferecer um preço melhor no produto que ele deseja. “Não adianta oferecer promoção de fraldas para quem não tem filhos”, exemplifica Marcelo Fernandes Silva, gerente de Tecnologia da rede.

Os clientes da rede supermercadista mineira podem desfrutar dessa comodidade de duas formas. Uma delas é nos carrinhos de supermercado equipados com tablets. No tablet, basta o cliente cadastrar seu CPF, para ser identificado e passar a visualizar ofertas personalizadas de acordo com seu hábito de consumo. Todas as 15 lojas da rede contam com carrinhos inteligentes.

O mesmo serviço de ofertas personalizadas o freguês Super Nosso pode ter na palma da mão, 24 horas por dia, via aplicativo para smartphones. No Clube Super Nosso ele recebe as promoções selecionadas especialmente de acordo com seu interesse e pode preparar uma lista de compras, levando em consideração o que está com preço especial. Já são 155 mil downloads do aplicativo.

Mais recentemente o Super Nosso expandiu a experiência para as lojas Apoio, o braço de atacarejo do grupo. Agora os clientes Apoio podem usar o aplicativo Clube Apoio, que já foi baixado em 51 mil dispositivos móveis.

As consultas nos aplicativos geram outras informações fundamentais, mineradas com apoio do BI. É possível saber quantas pessoas visualizaram a oferta enviada, quantas compraram, e assim, tentar identificar a relevância da promoção. Os dados gerados também permitem descobrir porque o cliente não se interessou pelo desconto e, assim, passar a oferecer a ele produtos que efetivamente lhe interessem e resultem em compras.

Valor

Gerando conforto e atendimento personalizado, o grupo Super Nosso consegue extrair o maior valor possível de sua base de dados de 900 mil clientes. Com apoio da plataforma de BI Qlik, os profissionais da rede conseguem conhecer melhor cada um de seus compradores, e assim, podem atendê-los com mais eficiência. Mas não é só isso.

A Qlik apoia outras ações internas do grupo, entre elas, negociações com fornecedores. “Conseguimos mostrar para a indústria a efetividade de nossas promoções”, descreve Silva, para justificar que, com isso, eles consigam melhores preços para viabilizar mais descontos a seus clientes. As informações geradas pela tecnologia também ajudam na precificação de produtos, a partir da apuração de resultados de campanhas.

Com as funcionalidades da plataforma Qlik eles conseguem ainda “prever” o futuro, respondendo perguntas do tipo: se eu diminuir o preço de um produto, em quantos pontos percentuais aumentarei sua venda? Silva explica que os profissionais também usam os painéis Qlik para conhecer o resultado, em Reais, alcançado por um determinado fornecedor, detalhando essa consulta até um produto específico dentro do grande mix oferecido nas prateleiras dos supermercados.

No Super Nosso, a tecnologia caminha ao lado do consumidor, para proporcionar uma experiência positiva e marcante, que fideliza e encanta o cliente.


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