Home > Notícias

Toledo, no Paraná, ganha selo de cidade digital

Déborah Oliveira

20/03/2015 às 10h17

Toledo
Foto:

O Ministério das Comunicações (MiniCom) inaugurou ontem (19/3) a segunda cidade digital do Paraná. Toledo recebeu um anel de fibra óptica de 14 km que interliga 18 órgãos e quatro locais de acesso públicos, em um investimento de R$ 680 mil que beneficiará os 128 mil moradores do município. A cidade de Ibiporã já havia sido contemplada em 2014.

O Programa Cidade Digital investiu mais de R$ 44 milhões em todo o País e já contemplou 80 municípios na primeira fase em 2012. Atualmente, existem 43 Cidades Digitais em funcionamento em todas as regiões do País.

Seu objetivo é modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia, melhorando a qualidade dos serviços públicos.

Além do anel de fibra óptica, que interliga órgãos públicos, a rede das Cidades Digitais viabiliza instalação de equipamentos e softwares, suporte técnico e aplicativos nas áreas de saúde, educação e gestão financeira e tributária, e pontos gratuitos de wi-fi para a população.

O programa inclui ainda, por meio do Pronatec, cursos técnicos e treinamento de servidores para o gerenciamento dessa rede. Segundo a Secretaria de Inclusão Digital do MiniCom, há previsão de formação de cerca de 700 servidores municipais para atuar nas cidades beneficiadas pelo programa, sendo que 10,5 mil matrículas foram efetuadas em 2014.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail