Home > Notícias

Dell: transformação digital não é de TI, é da empresa

Déborah Oliveira

08/05/2017 às 18h27

Foto:

É inegável o fato de que a transformação digital chegou com força total em empresas de diferentes portes e segmentos. E, mais do que nunca, elas precisam se adaptar ou ficarão para trás. “Transformação digital é real, impactando todos os negócios, em indústrias até inesperadas e estamos apenas no começo”, afirmou Michael Dell, fundador e CEO da Dell Technologies, em conversa com a imprensa durante o Dell EMC World 2017, evento anual da empresa, que reúne em Las Vegas (EUA) mais de 13,5 mil pessoas.

Para ele, a transformação digital é o epicentro de uma grande mudança em curso e é preciso ampliar a conversa para além da TI, conquistando os negócios. “Transformação digital não é projeto de TI, é da empresa”, sentenciou o executivo.

Ele relatou que tem conversado com muitas companhias e todas elas estão convencidas de que estão diante de novos tempos e o momento atual é o de buscar o caminho para a melhor estratégia. O desafio dos clientes, contudo, pontou, é reimaginar suas empresas no contexto de novas tecnologias. “Acredito que tecnologia e pessoas é a resposta.”

À frente
Mais cedo, na abertura do encontro, Michael Dell afirmou que o poder da transformação é fascinante, mas não será a mágica que a tornará realidade. “Nós, contudo, podemos. É por isso que combinamos as empresas Dell, Dell EMC, Pivotal, RSA, SecureWorks, Virtustream e VMWare”, lembrou o executivo sobre a junção de Dell e EMC finalizada completamente há oito meses, resultando em uma gigante do setor. “Somos melhores juntos. Conseguimos agir como uma startup, mas com experiência de longa data”, completou.

O líder da fabricante acredita que a empresa está bem posicionada nesse mercado e os resultados da companhia são reflexo disso. Segundo ele, a Dell Technologies é líder em 15 quadrantes mágicos do Gartner, além de investir mais de US$ 4,5 bilhões de dólares em inovação, e contar com uma forte cadeia de suprimentos. E, de acordo com Dell, a combinação com a EMC fortaleceu esse poder. “A combinação das forças do ecossistema dessas empresas nos dá um set poderoso, o maior do planeta, fortalecendo nossa inovação e qualidade.”

Clientes como Boing, Sony Pictures e Jaguar endossaram a capacidade de a Dell gerar a transformação dos negócios. Na Boing, a tecnologia digital ajuda a empresa a investir em robótica, formando uma cadeia de suprimentos transparente e garantindo produtividade. Já a Sony Pictures abraçou completamente o digital com a ajuda da Dell. A Jaguar, por sua vez, enxergou na tecnologia diferencial competitivo e passou a apostar em realidade virtual.

Inovações
Michael Dell aproveitou o evento para ressaltar a capacidade das tecnologias das empresas, criadas após a fusão e o papel de cada uma na empreitada rumo ao digital. “Na Dell, nós amamos a VMWare, que se mostra ideal para virtualizar todo o data center. Além disso, há a Virtualstream para aplicativos de missão crítica e a Pivotal para construir e entregar aplicativos em um mundo de nuvens híbridas”, listou.

Sobre a transformação da força de trabalho, o executivo destacou a entrega de acesso fácil e seguro aos dispositivos móveis, por meio do VMware AirWatch. E, como Michael Dell sempre destaca ao falar com a imprensa, PCs continuam parte importante e central na estratégia da empresa e por isso a companhia tem inovado na linha de computadores pessoais, corporativos e para games. “O que fazemos está muito além dos PCs, mas eles ainda são muito importantes para nós e para os nossos clientes”, assinalou, completando que já são 17 trimestres na liderança desse mercado. Outra inovação que está no forno é a comercialização de PCs as a Service, adiantou o executivo.

Portfólio robusto
David Goulden, presidente Dell EMC, lembrou que as áreas de TI das companhias são desafiadas todos os dias a reduzir custos, ampliar a segurança, e, ao mesmo tempo, pensar em inovação. Goulden afirmou que a Dell Technologies conta com um portfólio fim a fim que inclui cloud, infraestrutura, serviços e produtos de consumo, que ajuda organizações a conquistar esses objetivos.

Ele aproveitou para anunciar mais produtos da família Dell Technologies. São eles: a solução de hipercongerência o EMC VxRail, a linha de servidores PowerEdge 14G, os novos storages, o Integrated Data Protection Appliance & Cloud Data Protection e a tecnologia de rede S5100 Open Networking Switch.

*A jornalista viajou a Las Vegas a convite da Dell Technologies

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail