Home > Notícias

TSE disponibilizará apuração de votos em tempo real por meio de aplicativo

03/10/2014 às 11h54

TSE disponibilizará apuração de votos em tempo real por meio de aplicativo
Foto:

Nas eleições deste ano, os eleitores brasileiros vão contar com um novo recurso para acompanhar a apuração dos votos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desenvolveu o aplicativo Apuração 2014, que vai disponibilizar a apuração dos votos em todo território brasileiro.

O aplicativo, que roda em tablets e smartphones com sistemas operacionais Android e IOS, permite a visualização dos votos computados para cada candidato, bem como informa quem serão eleitos e os irão para o segundo turno. Além disso, o eleitor também poderá saber o desempenho de algum candidato específico através do app. 
O leitor poderá acompanhar a apuração dos votos em todo o país, ou por estado através do app. Também há possibilidade de consultar os votos por cargo: presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital. 
Todos os resultados serão atualizados automaticamente pelo TSE. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente e está disponível nas lojas virtuais Google Play e iOS App Store. 
Além do Apuração 2014, o TSE disponibiliza acesso à apuração atualizada a partir de outras plataformas digitas, como os sistemas Divulga (versão desktop) e DivulgaWeb, lançados em eleições anteriores. 
O Divulga, que pode ser baixado no site do TSE, apresenta diversas informações sobre a apuração, onde é possível, dentre outros recursos, selecionar quantos votos determinado candidato à Presidência da República está obtendo em um estado específico. Já o DivulgaWeb oferece uma quantidade menor de opções de consulta, mas não requer download, sendo utilizado diretamente do site do tribunal. 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail