Home > Notícias

Turquia teria bloqueado rede Tor em todo o país

Déborah Oliveira

19/12/2016 às 14h37

Turquia teria bloqueado rede Tor em todo o país
Foto:

Ter uma voz on-line está se tornando cada vez mais difícil para os usuários da web na Turquia, onde o presidente Erdogan está aumentando as medidas para reduzir a liberdade de expressão e os meios de comunicação.

O grupo Watchdog notou que o país bloqueou a rede de anonimato Tor, seguindo táticas similares tomadas no mês passado para impedir que os usuários acessassem serviços VPN e alguns sites de mídia social.

Segundo informações do site The Next Web, ao contrário dos anteriores casos de censura, que foram desencadeados por eventos específicos, parece que o novo acontecimento poderia ser apenas uma jogada do governo de Erdogan para impedir que as pessoas sejam capazes de ver notícias imparciais ou navegar na web sem serem monitoradas - ambos estabelecendo precedentes perigosos para os cidadãos da Turquia.

No mês passado, Facebook, Twitter, WhatsApp e YouTube foram bloqueados após a detenção de 11 deputados pertencentes ao Partido Democrático Popular no sudeste do país. Em outubro, o acesso ao Google Drive, Dropbox, OneDrive e GitHub foi restringido para impedir o compartilhamento de e-mails vazados pertencentes ao Ministro da Energia e Recursos Naturais, Berat Albayrak, genro do presidente Erdogan. Acredita-se que a correspondência expõe como Erdogan usou sua posição de poder para influenciar a mídia e promover a publicação de informações selecionadas em jornais pró-governo.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail