Home > Colunas

Uma palestra atraente vai muito além do tema 

O call for papers do IT Forum X está com inscrições abertas, envie sua sugestão até 13 de março.

Ana Gabriela De Callis

04/02/2020 às 13h55

Foto:

Palestras são uma maneira acessível de educar um determinado público a respeito de algum assunto, fortalecendo valores culturais das empresas, apresentando serviços ou apenas explanando um assunto do qual o palestrante é especialista.

De nada adianta ter um tema incrível para uma palestra se na hora de apresentá-lo você não souber como fazer. Montar uma palestra vai além de dar um nome matador para ela. A pior situação para um evento é ter um conteúdo lotado de gente que ficou interessada pelo tema, mas que no final sai decepcionado por não ter tido uma experiência a altura.

Assim, portanto, é essencial que o palestrante tenha boa capacidade de falar em público, de maneira direta e de fácil compreensão. Além disso, é preciso estar preparado para interagir com o público e responder possíveis perguntas que aparecerão ao final do conteúdo.

Treino e mais treino

 Para garantir uma palestra sem erros, é preciso treinar, e muito, revisar o conteúdo e estudar o assunto a fundo. Nunca se sabe se terão outros especialistas no público e quais perguntas podem surgir para que você responda.

Apoio visual

 O apoio visual também é muito importante nesse momento. Utilizar imagens, gráficos, exemplos que conectem com o público e termos objetivos deixam a palestra mais dinâmica e simples de ser entendida por quem está assistindo.

Qualidade da entrega

 Tenha sempre em mente que é o tema da sua palestra que vai chamar o público, mas é a qualidade da entrega do conteúdo que fará diferença e que realmente fará com que quem está assistindo se lembre de você quando for colocar em prática o conhecimento que é passado durante a palestra.

Objetivo da palestra

 Saiba qual é o objetivo que você deseja atingir com aquele tema, quanto mais segmentado maiores as chances de realizar uma palestra de sucesso. Lembre-se dos ganhos que os participantes terão ao assistir sua palestra, por que eles devem ir até seu conteúdo ao invés de participar da palestra que está acontecendo ao lado?

 No IT Forum X existem cerca de 17 conteúdos paralelos. Por isso, é muito importante prometer somente o que você pode entregar com seu conteúdo. Os participantes que assistem sua palestra deixaram de assistir muitos outros palestrantes, e isso precisa ser levado em conta.

 Que tal se inscrever no call for papers do IT Forum X? As inscrições estão abertas até 13 de março. Clique aqui para saber mais e envie um tema matador, mas crie uma palestra mais matadora ainda 😉

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail