Home > Notícias

Vídeo inteligente: chave para transformar experiência de compra no varejo

O uso do recurso alavancará as vendas das lojas físicas usando deep learning e análise de dados

Vinícius Criado*

12/03/2019 às 19h10

Foto: Shutterstock

Foi inevitável que o comércio de lojas físicas sentisse o forte impacto resultante da comercialização de produtos online nos últimos anos. Custos altos com contratação de pessoal, aluguel, manutenção e operações diárias formam uma concorrência pesada com as operações online.

O que também parecia ser a única vantagem competitiva dos pontos de venda físicos - a proximidade e participação direta na experiência de compra do cliente, tornou-se agora também um fator de sucesso nos e-commerces, graças à falta de eficiência operacional nas lojas físicas. O que se vê hoje nas lojas são, de um lado, clientes com dificuldade para localizar os produtos que estão buscando e, de outro, pessoas que já estão com seus produtos em mãos enfrentando grandes filas para pagamento.

Como seria possível reverter este cenário e fazer com que as lojas voltem a otimizar suas operações e melhorar a experiência do cliente neste momento tão crítico? A utilização de tecnologia para mudar este cenário é uma sugestão. Com a ajuda de soluções de vigilância por vídeo inteligência artificial e deep learning para coletar dados dos clientes, varejistas poderiam tomar decisões de negócios mais inteligentes.

Compreender o fluxo de clientes é a chave para otimizar o desempenho de vendas de uma loja. E, ao usar uma câmera de contagem de pessoas, as lojas podem entender os horários de pico diários, semanais e mensais, para que os gerentes possam organizar seus funcionários e enxergar tendências de fluxo de clientes. Os dados podem ser comparados com os números de vendas da loja e suas despesas gerais, para informar qual a estratégia operacional futura e ajudar na otimização da lucratividade da loja.

Outro grave problema a se resolver é o tempo de espera. Este pode ter um efeito devastador na experiência do cliente. Uma longa fila pode interromper uma compra ou pior ainda, criar um rótulo no estabelecimento, evitando-se futuras visitas. As soluções também podem ajudar no gerenciamento dos caixas, com câmeras monitorando filas em tempo real e, caso o fluxo não esteja adequado, um alarme seria acionado para o gerenciamento da loja, que pode abrir uma nova unidade de checkout.

Muito importante também para os varejistas são os clientes high-end ou simplesmente VIPs. Extremamente valiosos, estes clientes nem sempre são vistos pelos vendedores imediatamente, o que pode acarretar na perda um negócio valioso. Câmeras inteligentes de reconhecimento facial podem resolver este problema dando aos varejistas ferramentas precisas para identificar estes VIPs, fornecendo o serviço certo. Não haveria mais necessidade de os clientes mostrarem cartões de afiliação para receber ofertas especiais, por exemplo. Toda a experiência de compra se torna mais conveniente e eficiente.

E além de saber quais são os principais clientes, os varejistas também querem saber quais são os produtos de maior interesse. Com a tecnologia de mapeamento de calor, é possível ver um mapa codificado por cores, mostrando onde e por quanto tempo os compradores estiveram em áreas específicas da loja. Uma das ferramentas mais úteis disponíveis para o varejo é a câmera fish eye, que pode capturar uma imagem panorâmica de alta definição em uma área impressionantemente ampla, enquanto sua função de mapeamento de calor fornece o mapa codificado por cores.

Aqueles que estão dispostos a adotar essas soluções aumentarão rapidamente o seu valor e conseguirão obter aumento em sua vantagem competitiva. A partir da contagem precisa de pessoas, de um layout ideal de mercadorias e tempos de espera reduzidos, os varejistas podem transformar a experiência de compra e melhorar sua estratégia de vendas rapidamente. E, graças à valiosa percepção do cliente que é modificada continuamente, eles terão as ferramentas para criar um novo formato de experiência de compra em suas lojas físicas.

* Vinícius Criado é gerente de Desenvolvimento de Negócios da Hikvision Brasil

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail