Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:


Fabrício Martins, CEO da Indigosoft: Brasil pode fazer frente ao Vale do Silício em inovações

Por

em

2 semanas atrás

Fabrício Martins lidera no Brasil e América Latina desde dezembro de 2015 a Indigodoft, empresa norte-americana que desenvolve soluções de automação digital.

A startup foi fundada em 2013 no Vale do Silício, Costa Oeste dos EUA, de onde Martins aproveita o intercâmbio para tirar algumas lições e aprendizados.

O primeiro deles é que, na opinião do executivo, o Vale do Silício não é tão mais inovador do que o Brasil, como muitos podem pensar. “Acho que o Vale é especialista em algumas coisas e nós temos outras”, pontuou Martins, durante entrevista ao programa Leadership Academy, que recebe líderes de empresas de tecnologia no Brasil.

Para Martins, empresas do Vale do Silício são focadas majoritariamente em conhecimento para grandes volumes no mercado B2C, sobretudo aplicativos. Já o Brasil se destaca por competências voltadas ao agronegócio e ao B2B, por exemplo. “Nosso mercado é mais centralizado em soluções tecnológicas para companhias, e não varejo.”

Outro aprendizado que Martins tira dos EUA é no modelo de formação. “Grandes empresas, como a Apple, não estão mais buscando pessoas com informação. Vale mais o conhecimento técnico do que um diploma.”

Recomendações de livros

Como tradicionalmente realizado no Leadership Academy, executivos deixam algumas indicações de livros que trouxeram algum tipo de inspiração para a carreira.

O primeiro deles é o “De zero a um“, de Peter Thiel, que conta a história do cofundador do PayPal.

Outras indicações de Martins são Sapiens – Uma Breve História da Humanidade, e Homo deus, ambos de Yuval Noah Harari. Os dois títulos discutem a transformação que o mundo passou para chegar até os dias de hoje.

Por fim, um livro com foco no mercado brasileiro é o Sonho Grande, de Cristiane Correa, que conta a trajetória da criação da Ambev, um case de sucesso brasileiro.

Assista à entrevista:


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail