Oi! Escolha uma opção para entrar

Nunca postaremos nas suas redes sociais

Se preferir, entre com seu e-mail

Esqueceu sua senha?
Não tem conta? cadastre-se grátis

Preencha o formulário abaixo para finalizar seu cadastro:

Presidente do SAS Brasil usa filosofia como instrumento de questionamento

Por

em

3 meses atrás

Graduado e mestre em Filosofia pela PUC-RS e atual doutorando na mesma área pela PUC-SP, Cássio Pantaleoni assumiu a presidência do SAS Brasil em agosto de 2017. Antes, ele teve passagens por empresas como SAP, Oracle, BEA Systems e TIBCO Software.

Com mais de 30 anos de experiência no setor de tecnologia, o executivo ingressou no SAS em 2008 como diretor comercial e teve uma breve passagem pela unidade do SAS Colômbia, como diretor de Operações.
Em sua gestão, a filosofia é um instrumento de questionamento. “Esse questionamento pressupõe escutar”, revela Pantaleoni, ressaltando que a filosofia quer o tempo todo provocar a disrupção.

Autoconhecimento

Confúcio, pensador e filósofo chinê, em uma de suas obras afirmou que os são sete os principais elementos que formam a essência da liderança, mas os dois mais importantes são autodisciplina e conhecimento. Pantaleoni concorda e afirma que autoconhecimento é talvez a maior lacuna que tenhamos nos dias atuais. “Antes de assumir uma premissa como verdadeira, tem de fazer um autoquestionamento. Confúcio cita conhecimento para que se possa conhecer as falhas e aperfeiçoá-las.”

Recomendação de livro

Para os líderes de hoje e do amanhã, Pantaleoni recomenda duas obras literárias. A primeira delas é o Homo Deus: uma breve história do amanhã, de Yuval Noah Harari. “É um livro inspirador, que mostra como vamos lidar com o avanço da inteligência artificial”, comenta. O outro é um clássico: Pêndulo de Foucault, de Umberto Eco. “Liderança é um pouco do pêndulo. Tem de ter maleabilidade de entender que o que é receita de sucesso hoje, não é mais amanhã”, finaliza.

Confira a entrevista completa abaixo:


Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Newsletter por e-mail