Home > Notícias

Volume de spam no Brasil cai pela primeira vez em 12 anos

03/08/2015 às 11h08

Volume de spam no Brasil cai pela primeira vez em 12 anos
Foto:

Pela primeira vez em 12 anos, menos da metade dos e-mail enviados no País é spam, de acordo com um relatório recentemente publicado pela Symantec. Em junho, o número registrado chegou a 49,7% - entre 2008 e 2010, nove em cada dez mensagens eletrônicas eram spam.

Segundo a empresa de segurança, a queda no volume de mensagens indesejadas se deve por conta do enfraquecimento das redes de envio automático de lixo eletrônico via máquinas infectadas. As taxas de phishing e malware baseados em e-mail também registraram queda. 

Embora o quadro pareça promissor, a Symantec aponta que 57,6 milhões de novas variantes de malware foram criadas em junho - número consideravelmente acima dos 44,5 milhões registrados em maio e dos 29,2 milhões de abril. Isso significa que os cibercriminosos estão focando suas táticas em outros métodos que não o spam.

O setor de manufatura foi o mais atingido por spear-phishing, um phishing direcionado, sendo 22% do volume desse tipo de mensagem com foco nesse setor. Seguido pelos setores de finanças, seguros, e imobiliário.

Os ataques de ransomware, ou malware que "sequestra" a máquina e só libera o conteúdo após o pagamento do resgate, com mais de 477 mil ataques desse tipo detectados no mês de junho.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail