Home > Notícias

Wearables vão gerar informações valiosas para as empresas

Déborah Oliveira

12/05/2015 às 10h13

Wearables vão gerar informações valiosas para as empresas
Foto:

Consumidores estão ávidos por wearables, que serão usados para pagamentos móveis, saúde e acompanhamento fitness. Segundo a eMarketer, pesquisa recente mostra que dispositivos vestíveis vão mudar o mundo dos negócios.

Levantamento realizado em março de 2015 pela Salesforce.com aponta que quase oito em cada dez funcionários norte-americanos usuários de wearables concordam que dispositivos vestíveis irão remodelar o sucesso futuro de suas empresas. Mais de três quartos dos usuários observaram melhoria no desempenho dos negócios em razão do uso de wearables.

Empresas demonstram interesse em usar wearables para controlar a produtividade no local de trabalho, mas, além disso, melhorar a experiência do cliente graças ao acesso em tempo real aos dados de consumidores, análise de negócios, alertas, atenção ao cliente e treinamento.

A Salesforce observou que os profissionais enxergam os wearables como uma oportunidade para obtenção de dados, mas elas estão longe de colher os benefícios. Cerca de um quarto das empresas que utiliza ou pretende utilizar wearables disse que coleta de dados. Além disso, apenas 8% das companhias estão completamente prontas para adotar estratégias de coletas de dados. Há ainda muito espaço para crescer nesse setor e tirar proveito dessa onda que veio para ficar.

Enquanto as companhias acreditam em wearables como fonte de dados, outra pesquisa indica que os clientes podem não estar tão interessados em compartilhar suas informações. Levantamento de dezembro de 2014 da TRUSTe descobriu que 87% dos internautas norte-americanos estavam preocupados com dispositivos inteligentes, que incluem vestíveis, coletando e usando suas informações de formas que eles desconhecem. 

Cerca de oito em cada dez estavam preocupados com a coleta de informações pessoais, e pouco menos de sete em dez acreditavam que devem ter sob seus domínios dados pessoais recolhidos por meio de dispositivos inteligentes.

Ao que tudo indica, a coleta de dados de wearables será algo comum. No entanto, as empresas também devem demonstrar as vantagens da partilha desses dados, melhorando a experiência do usuário com informações colhidas nos dispositivos.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail